APPM promove curso de Controle Interno Governamental na Prática

A Associação Piauiense de Municípios (APPM), através da Escola dos Municípios do Piauí, cumprindo sua missão de desenvolver competências, oferece aos municípios o curso de Controle Interno Governamental na Prática, com 25 horas aula. O curso acontece entre os dias 26 e 28 de abril, sendo ministrado pelo professor mestre Márcio Rodrigo de Araújo Souza, auditor governamental da CGE-PI.

O curso tem o objetivo de desenvolver competências profissionais para exercer atividades de controle interno no setor público municipal, baseadas em boas práticas de gestão de riscos e governança.

Para o presidente da APPM, Gil Carlos, “a escassez dos recursos à disposição dos municípios piauienses contrasta fortemente com a amplitude das demandas sociais apresentadas aos gestores todos os anos. Para superar esse dilema, os gestores públicos necessitam cada vez mais de boas práticas de gestão, capazes de controlar riscos e tornar eficiente o uso dos recursos públicos, de modo a atender o maior número de necessidades dos munícipes” destaca.

“O sistema integrado de controle interno é uma ferramenta segura e eficaz nesse processo, desde que estruturado com base em boas práticas de gestão de riscos e governança. No entanto, a realidade da maioria dos municípios mostra uma situação de precariedade dos controles internos municipais, razão pela qual esse curso foi criado com o intuito de contribuir para a melhoria da gestão dos recursos disponíveis e ampliar a qualidade dos serviços públicos”, completa o presidente.

O professor-ministrante do curso, Márcio Rodrigo, enfatiza que o público alvo são auditores, controladores internos e demais profissionais responsáveis pelo exercício de atividades técnicas em unidades de controle interno municipal.

“Desenvolveremos o curso através de oficinas práticas para estruturação de ambientes de controle, mapeamento de riscos, criação de atividades de controle, comunicação e monitoramento de resultados. Contaremos também com monitores para atender a cada aluno”, relata o ministrante.

Prefeitura Municipal de Matias Olímpio Piauí

Praça São Miguel, nº 101 - centro